Infelizmente, o brasileiro ainda não sabe o quanto paga de impostos no seu cotidiano, mas diferente do governo, algumas empresas estão dispostas a mudar esse quadro.
As cervejas da marca Schornstein, de Pomerode, passarão à vir com uma régua informativa sobre o peso da carga tributária que incide sobre cada garrafa produzida pela empresa catarinense.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, existem cerca de 300 microcervejarias no país. A projeção é de que em 2020, as cervejas especiais representem 20% do mercado nacional.
Ainda sim, mesmo se mostrando um mercado tão pomissor, quase 60% do preço final do produto vai direto pro estado. Fatalmente, muitas cervejarias não conseguem resistir a uma tributação tão predatória e acabam fechando
Entre os impostos cobrados sobre a cerveja, estão:
- PIS – tabelado por litro/garrafa
- Cofins – tabelado por litro/garrafa
- IPI – tabelado por litro/garrafa
- ICMS – percentual que varia de estado para estado
- ICMS-ST (Substituição Tributária) – percentual que varia de estado para estado
Como diria Winston Churchill, crescer à base de impostos é como tentar sair de um balde puxando a alça. Nunca resultará em sucesso ter produtos mais caros, menos competitividade e seu dinheiro na mão de políticos.
Sensibilizar diariamente a população sobre o peso do estado em seu bolso, é parte importante do processo de reversão desta realidade. E é por isso que a redução e a simplificação da carga tributária é uma das bandeiras que do meu mandato.
Se o Estado não tomasse tanto, sobraria mais pra você!
Deixar um comentário