#8 – Torne-se Antifrágil Aos Ataques Pessoais
Ao resistir ao sentimentalismo e defender suas convicções com coragem, seu adversário político normalmente não terá outra alternativa e apelará para os ataques pessoais. Tentará distorcer o que você disse e vai lhe rotular dos piores adjetivos possíveis, já que não consegue derrubar os seus argumentos.
A nova política é ANTIFRÁGIL aos ataques pessoais. Diferente da resiliência, que podemos resumir como a característica da pessoa, que mesmo diante de situações de estresse consegue se manter firme, a Antifragilidade está relacionada a tornar-se ainda mais forte diante das adversidades. É como a Hydra, monstro da mitologia grega, que cada vez que uma de suas cabeças era cortada, duas nasciam no lugar. Em suma, não basta se manter firme, é preciso crescer e se fortalecer diante dos contratempos.
Confronte ideias e não pessoas. Desmascare e constranja o adversário ao demonstrar que as colocações dele são vazias e que, por isso, já que não pode vencer o que foi dito, a única alternativa que lhe resta é demonizar quem disse.
Já dizia Milton Friedman: “É sempre mais fácil falar mal de outras pessoas do que participar de uma árdua análise intelectual”.
Deixar um comentário