#4 – Enfrente o Logrolling

De acordo com cientista político Adriano Gianturco, logrollling é a prática da troca de votos ou de favores entre os legisladores. Grande parte dos parlamentares são representantes de determinado nicho. Existe a bancada ruralista, a empresarial, a evangélica, a sindical, etc. 

Na prática, esses deputados estão preocupados apenas com a sua agenda e não ligam muito para os demais projetos que estão tramitando na Casa. É aí que surge a troca. Digamos que o deputado A, da bancada ruralista, quer aprovar um projeto X e precisa de apoio do deputado B, da bancada empresarial. O deputado B não se importa com o projeto X, do dep. A, mas também precisa de apoio para o seu projeto Y. O resultado é o famoso “aprova o meu projeto, que eu aprovo o seu”. Essa troca nem sempre é explícita. Isso faz com que os parlamentares evitem votar contra projetos de outros deputados, para não serem retaliados depois. 

A nova política enfrenta o logrolling e não se preocupa com as retaliações futuras. Os projetos devem ser votados de acordo com seus assuntos, e não por quem é o autor ou o relator. Das 38 relatorias que me foram designadas em 2019, em 27 delas meu parecer foi pela rejeição do projeto. Obviamente, os autores não ficaram nem um pouco satisfeitos. É o custo por fazer o que é certo.